Chave Mecânica

Manutenção Preventiva

Quem tem um carro sabe que mantê-lo em bom estado é muito importante. Pequenas manutenções podem evitar problemas sérios, aumentar a vida útil do veículo e manter o motorista e todos os passageiros seguros.

 

Por isso, a manutenção preventiva do carro é uma das melhores e mais baratas formas de manter seu veículo em boas condições de funcionamento. Embora muitas pessoas pensem que a manutenção do carro é complicada e difícil, isso não é totalmente verdade. A maioria das manutenções é simples e, com certa frequência, é relativamente fácil manter seu veículo em boas condições. Por isso, preparamos este artigo para explicar o que é a manutenção preventiva, por que é importante e como realizá-la. continue lendo!

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é um método de manter um veículo o mais próximo possível de sua condição original. O objetivo é garantir que todo o funcionamento do carro seja protegido, principalmente sua estrutura mecânica. Desta forma, a vida útil do carro pode ser estendida e problemas de componentes evitados. É importante entender que existem outros tipos além da manutenção preventiva do carro. Saber a diferença entre eles é essencial, pois cada um tem uma função específica. A seguir, verifique quais os tipos de manutenção existentes:

Manutenção Preditiva: Trata-se de uma manutenção que vai além da manutenção preventiva. Utiliza uma variedade de equipamentos de diagnóstico e revisões constantes para verificar com precisão o funcionamento e a eficiência de cada componente do veículo analisado. Geralmente, ultra-som, análise de vibração, varredura de centro de injeção eletrônica, etc. são usados ​​neste processo;

 

Manutenção Detectiva: Este é um método de avaliação cujo objetivo é testar o uso a longo prazo do carro para garantir que ele esteja em boas condições de funcionamento. Com base em uma série de experimentos, bugs que podem estar ocultos e causar problemas no futuro podem ser descobertos;

 

Manutenção Corretiva: Como o nome sugere, este modelo de manutenção visa corrigir eventuais problemas detectados. Este é o tipo de manutenção mais comum quando levamos um carro a um mecânico. Normalmente, esse processo inclui a substituição de peças e o reparo do item com defeito.

 

Inspeção no carro

É preciso conferir lanternas, nível de óleo, pneus, freios, embreagem, bateria, ar-condicionado, filtros de ar, limpadores de para-brisa entre outros itens básicos que fazem parte do funcionamento do carro. Se observar alguma irregularidade, leve o veículo a um mecânico.

 

Manutenção preventiva

A inspeção é importante, mas não substitui a manutenção preventiva:

  • fluido de freio

  • óleo

  • sistema de arrefecimento

  • filtro de ar

  • filtro de combustível

  • alinhamento e balanceamento

  • calibragem dos pneus

  • limpador do parabrisa

fonte: Seminovos Unidas